‘Eleitor começa a enxergar que a capacitação política é fundamental para a democracia’, afirma Gisela

A advogada e servidora pública Gisela Simona afirmou, ao receber diploma do curso de liderança política do RenovaBr nesta quinta-feira, 14 de julho, em Brasília (DF), que o país está vivendo um novo momento em que o eleitor começa a entender que a capacitação política é fundamental para a democracia. No total, 12 mil pessoas de todo o país se inscreveram para a turma de 2021, sendo que 05 de Mato Grosso foram aprovadas e 194 foram diplomadas.

“Estamos vivendo uma nova era, em que o eleitor começa a enxergar que capacitação política é fundamental para candidatos à gestão pública, um avanço importantíssimo para a  reconstrução de uma política nacional cada vez mais eficiente e transformadora”.

Gisela entende que a formação política já está contribuindo e muito para a sua participação neste novo pleito.  “A capacitação dos candidatos é fundamental para que tenhamos uma política pautada na seriedade e honestidade, de forma que as políticas públicas efetivamente cheguem às pessoas”, declarou Gisela, que tem como uma de suas bandeiras o combate à corrupção, a garantia dos direitos do cidadão e das mulheres.

Sobre o curso, a servidora pública, que é especialista em direito do consumidor, observou que o RenovaBR é um processo seletivo nacional para encontrar potenciais lideranças entre pessoas comuns, que passam por testes de conhecimentos gerais, raciocínio fluido e comprometimento democrático.

“A formação ocorre por meio de aulas com os maiores especialistas do Brasil em temas essenciais para quem quer fazer política alicerçada em três pilares de qualificação, que são políticas públicas, técnicas de comunicação e liderança”, esclareceu.

Ao longo do curso são feitos acompanhamentos por meio de análise de desempenho, engajamento cidadão em atividades de defesa e orientações baseadas em conhecimento, independência, transparência e democracia.

“Fazer políticas públicas baseados em dados e evidências é premissa de um aluno RenovaBR, cujos valores fundamentais são a democracia, a transparência, o diálogo, ética, conhecimento e a independência e a certeza de que pessoas comuns podem ser líderes extraordinários”, acrescentou.



Trajetória

Gisela Simona é cuiabana, advogada pela Unemat, pós-graduada em Direito do Consumidor, e assumiu a carreira de conciliadora de Defesa do Consumidor do Procon em 2001.

Em 2013, assumiu a presidência da Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e exerceu dois mandatos. Foi quando passou a integrar a Comissão Nacional de Proteção ao Consumidor e Acesso à Justiça do Ministério da Justiça, composta também pelo Conselho Nacional do Ministério Público e Conselho Nacional dos Defensores Públicos Gerais.

Esteve à frente da Superintendência do Procon-MT entre os anos de 2008 a 2017, num total de nove anos.

Ingressou na política em 2018, um ano após ser exonerada da superintendência do órgão, coincidentemente no mesmo momento em que estava em confronto com fortes grupos econômicos em defesa do consumidor. Naquele pleito, obteve 50.682 votos, a única mulher na história política de Mato Grosso com maior número de votos na Capital do Estado para deputada federal.

Em 2020, candidatou-se a prefeita de Cuiabá, ficando na terceira colocação no primeiro turno, com 52.191 votos é pré-candidata a deputada federal nas eleições de 2022 pelo União Brasil.
Assessoria de Imprensa
Com muito ❤ por go7.site