Evento ‘Inspirando-se em Lideranças Femininas’ promove debate suprapartidário em Cuiabá nesta sexta (25.03)

Cuiabá (MT) sedia nesta sexta-feira (25.03) o evento “Inspirando-se em lideranças femininas”, cujo objetivo é dar visibilidade à situação das mulheres e, mais uma vez, tornar pública a busca pela efetivação dos seus direitos e a maior participação da mulher em todos os setores da sociedade, em especial na política. A agenda, que vem ao encontro dos debates em torno do mês da mulher, será realizada de 8h às 13h no auditório Milton Figueiredo, Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso.

O evento nasce, também, como uma estratégia de calendarização e de participação efetiva da cidadania e da responsabilidade social por parte das alunas RENOVABR Natasha Slhessarenko, Gisela Simona e Marchiane Fritzen, coordenadoras da iniciativa.

Entre as participantes, a desembargadora Maria Erotides Kneip, juíza Amini Haddad, promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues, advogada Ana Emília Sotero, e lideranças políticas como a deputada estadual Janaína Riva, deputada federal Rosa Neide, vereadoras por Cuiabá Michelly Alencar, Maria Avalone e Maysa Leão, a única senadora por Mato Grosso Serys Slhessarenko, a primeira mulher eleita vice-prefeita da Capital Jacy Proença, e a presidente da Academia Mato-grossense de Letras Sueli Batista.

A inscrição é gratuita e pode ser feita em https://www.al.mt.gov.br/perfil/usuario-security/index , devendo os interessados primeiramente realizarem seu cadastro no referido portal, disponibilizado neste mesmo link.

O encontro é uma ação vinculada a responsabilidade social, em parceria com diversas instâncias e instituições da baixada cuiabana, incluindo BPW Cuiabá de Várzea Grande, Virada feminina, Fundação Lírios, mulheres filiadas em diferentes partidos políticos, todas comprometidas em investir em formação e qualificação para que a força feminina encontre o caminho de liderança e de ascensão profissional.

“Será um encontro de, por e para nós mulheres – e homens-  interessadas em assumir o protagonismo que nos é devido”, justifica Natasha Slhessarenko, observando que a liderança feminina vem se consolidando nas últimas décadas, como resultado da luta do movimento feminista, integrado por diversos grupos, em prol da igualdade de direitos para homens e mulheres.

Ainda assim, ressalta Gisela Simona, o tema chama a atenção para a urgência das condições de trabalho, disparidade de salários, tratamento sem a devida equidade dentro das empresas, além de muitos outros desafios e restrições para mulheres alcançarem determinados cargos. “Tudo isso, mostra uma trajetória destacada por uma luta que ainda não alcançou todos os resultados que precisa alcançar e que nos dá motivos para continuar.”

Marchiane Fritzen reforça que o “Inspirando-se em Lideranças Femininas” aparece como um lugar de formação, troca e legitimidade do protagonismo feminino, abordando os temas empoderamento e violência contra as mulheres. “Queremos dar visibilidade à situação das mulheres no mundo e tornar pública a busca pela efetivação dos seus direitos”.

Confira a programação.

 

 ABERTURA – 8h às 8h15

 

1ª MESA – 8h15 às 10h15

“Mulher, Poder e Sociedade”

Dra Natasha Slhessarenko – Saúde e Mulheres

Dra Amini Haddad – Multiculturalismo e Mulheres

Dra Maria Erotides Kneip- A Justiça e as Mulheres

Dra Lindinalva Rodrigues – A Religião e as Mulheres

Dra Ana Emília Sotero – Raça, Etnia e Mulheres

Mediação: Sueli Batista

 

2ª MESA – 10h30 às 12h30

“Representações Políticas e Responsabilidade”

Janaina Riva – Deputada Estadual

Rosa Neide – Deputada Federal

Gisela Simona – Pré-candidata a Deputada Federal

Marchiane Fritzen – Pré-candidata a Deputada Federal

Michelly Alencar – Vereadora por Cuiabá

Maria Avalone – Vereadora por Cuiabá

Jacy Proença – Primeira mulher cuiabana PPP (professora, pobre,  preta) a ser eleita Vice-prefeita.

Serys Slhessarenko – Única Senadora por Mato Grosso

Mediação: Maysa Leão

Com muito ❤ por go7.site