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Gisela Simona cobra qualidade dos serviços das empresas de telefonia e internet em Comissão Parlamentar

Deputada mato-grossense também cobrou internet para todos e o combate a publicidade enganosa durante reunião da Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor

Durante reunião da Comissão Parlamentar de Defesa do Consumidor na manhã desta quarta-feira (23.08), a deputada federal Gisela Simona (União Brasil – MT) desafiou levantamento apresentado pela Anatel, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pela Conect, que aponta queda nas reclamações contra as operadoras de telefonia, visto que não refletem a qualidade dos serviços, cobrou internet de qualidade para todos e o fim da prática de publicidade enganosa.

“Eu quero dizer que o cidadão brasileiro hoje vai ao site www.consumidor.gov.br e ao Procon para reclamar referente aquilo que já tá doendo no bolso que é a cobrança indevida de serviços. Então quando se fala que está caindo a reclamação parece que os problemas de telecomunicação no país estão caindo e isso

não é verdade”, pontuou a deputada.

Gisela Simona observou que há, sim, um grande índice de resolutividade no Procon em relação a estas reclamações, porém alertou que são demandas que jamais deveriam chegar aos Procons.

“Inclusive digo que a maioria dos Procons do Brasil acaba servindo de balcão de atendimento para as empresas de telecomunicações. As empresas deveriam devolver voluntariamente na fatura subsequente as interrupções feitas no serviço, porém, espera o consumidor recorrer ao Procon para fazer isso”.

A parlamentar disse reconhecer que há empresas de telecomunicações que fazem um esforço no sentido de diminuir esse índice de reclamação, mas reforçou que o que está chegando ao Procon é algo que jamais deveria ser repassado a um órgão público de defesa do consumidor.

Internet para todos

Gisela Simona, que defende a internet ao alcance de todos, indistintamente, também cobrou critérios que são adotados pelas empresas de telefonia para distribuir o serviço no País. “Porque Mato Grosso, por exemplo, é um estado que tem sofrido bastante. Quem desloca 10 km da Capital já não consegue ter acesso à internet móvel.

Publicidade enganosa

Outro aspecto levantado pela deputada é em relação à publicidade enganosa praticada por empresas de telefonia. “Porque vejam que a mesma publicidade que roda lá em São Paulo é a mesma que roda lá no município de Poconé, do meu Estado. O cidadão que sai do interior de Mato Grosso e vai até a Capital quando recebe salário, ao comprar um celular novo o vendedor vende o aparelho afirmando que ele pega 5G e quando esse consumidor chega no seu município o celular não pega nem G”.

Esse tipo de publicidade única feito por operadoras em todo o País a deputada considera uma forma de diminuir os custos dessas empresas com divulgação, o que acaba afetando muito o consumidor brasileiro, principalmente o mais vulnerável.

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