fbpx

Gisela Simona defende união em busca da representatividade durante o 2º Encontro da Mulher Negra

Única deputada federal declaradamente negra por Mato Grosso, Gisela Simona (União Brasil), falou sobre “Políticas públicas para mulheres no Estado de Mato Grosso e Mulheres na política” durante o 2º Encontro de Mulheres Negras de Mato Grosso, em Vila Bela da Santíssima Trindade. Mais de 300 mulheres participaram do evento, realizado no dia 25 de julho, Dia Nacional das Mulheres Negras e de Tereza de Benguela.

“Reencontrei grandes lideranças e conheci outras que lutam pela igualdade racial, em especial pelas causas da mulher negra. Parabéns por este evento tão grandioso e importante pela história de bravura e resistência do povo vilabelense e sua contribuição para a história de Mato Grosso e do Brasil. Tereza de Benguela está viva na alma da nossa gente”, afirmou a deputada.

Gisela Simona defendeu união em busca da representatividade feminina e de políticas públicas para redução de estatísticas que apontam a desigualdade, mais forte ainda em se tratando de mulheres negras. “A mulher negra é a maior vítima de feminicídio, a mais vulnerável socialmente, recebe os menores salários”, citou a deputada.

Melina de Lima, coordenadora da articulação interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da I e falou da sua emoção de estar na terra de Tereza Benguela e na data em que se celebra. E logo depois, apresentou sobre as políticas de igualdade racial, e principalmente sobre a importância da secretaria reconectar com os municípios que aderiram ao Sistema de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), por meio do Diagnóstico Participativo.

“O Diagnóstico teve o intuito de dar os primeiros passos para a rearticulação do Sinapir, com as equipes de gestão e pessoas envolvidas com as Políticas da Igualdade Racial nos estados e municípios, sobretudo entender como está a situação das pautas raciais nos municípios”, contou.

Vila Bela, primeira Capital de Mato Grosso, é a cidade onde está localizado o Quilombo do Quariterê, que foi comandado por mais de dois séculos por Tereza de Benguela, no século XVIII. Além disso, é uma das quatro cidades de Mato Grosso com adesão ao SINAPIR.

O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SETASC) em parceria com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial em MT Luzia Aparecida, esteve à frente da organização do evento, que contou com a participação do secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Vila Bela,  Adair Moraes; desembargadora Adenir Carruesco; o prefeito de Vila Bela André Bringsken; a secretária Adjunta de Ação Governamental Claudia Ferraz de Sousa; a superintendente de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Taís Augusta de Paula; e as defensoras públicas E Carla Caroline e Cleide Lima.

Feito com muito 💜 por go7.com.br