Novo sistema digital vai agilizar o atendimento ao consumidor no PROCON de Diamantino

O PROCON de Diamantino contará com um novo sistema de atendimento digital ao público, o ProConsumidor, plataforma  que facilitará o atendimento ao consumidor, trazendo mais celeridade na tramitação dos procedimentos junto ao órgão.  A implantação do novo formato de atendimento foi anunciada pela conciliadora, Gisela Simona de Souza, do Procon-MT, durante visita técnica realizada nesta segunda-feira (18.04) na unidade do município.

O novo sistema possibilitará realizar o registro de reclamações, denúncias e verificar consultas de procedimentos em andamento, relacionados a demandas consumeristas administrativas.

Sobre o novo sistema a ser implantado, em breve, Gisela destacou  que as inovações darão mais celeridade nos procedimentos, acompanhando a evolução tecnológica do mercado. “Atualmente, o cidadão faz uma reclamação e pode demorar até 45 dias para informar a parte reclamada via Correios.  Com o novo sistema a resposta será muito mais rápida e eficiente, através do atendimento eletrônico”, destacou.

A conciliadora afirmou ainda que, nesse primeiro momento, é feito um mapeamento e monitoramento sobre a forma como o cidadão é atendido, os meios utilizados para resolver as demandas e os principais projetos desenvolvidos no município. O objetivo é avaliar a aplicação do Termo de Cooperação entre Estado e município a fim de oferecer os subsídios necessários para  a melhoria na prestação dos serviços.

“Após a pandemia, houveram muitas adequações para viabilizar o atendimento aos usuários e estamos acompanhando como os municípios estão enfrentando esta nova realidade, quais ferramentas utilizam, os índices de reclamações e soluções de conflitos, além de oportunizar a integração técnica e estreitar esta parceria para aperfeiçoar as ações”, completou.

À frente da coordenação do Procon no município desde outubro de 2021, Pollyana ressaltou que é alta a demanda de reclamações e falou sobre a importância da parceria com o Estado por meio  do Termo de Cooperação.

“Nossa equipe está sempre atenta às novas leis consumeristas, buscando também o aperfeiçoamento, seja para capacitação, fiscalização ou atendimento do cidadão. O Estado tem nos auxiliado para isso. Vale lembrar que estamos à disposição do consumidor de forma preventiva, antes efetuar suas compra, a fim de orientar qual a melhor opção para aquisição do produto ou serviço”, destacou.

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